Autores: PINHEIRO
E,C,; SINNOTT-SILVA, E, ; MEDINA, J,; AMARANTE SILVA, F,; GAIVIZZO,
S,B,. PARDO, D, O, SILVEIRA, S.E; BOTELHO V.H; BUENO, G.Z.; FOES,
V.F.L.; SILVEIRA, R.R.; SINNOTT-SILVA, M.
Apresentador (a):VERÔNICA FELIPPE DE LIMA FOES
Orientador (a): ELISANDRA CARRION PINHEIRO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: COM AUTO-ESTIMA E DE BEM COM A VIDA
Resumo: O “De Bem com a Vida” é um projeto
voltado para jovens em situação de
vulnerabilidade social, encaminhados ao
CENPRE pelo Poder Judiciário, como
medida sócio-educativa. Como parte
integrante da psicoeducação proposta pelo
projeto, investiga o auto-conceito e a auto-
estima de todo o grupo constituído de 9
jovens do sexo masculino, com idades
entre 15 e 21 anos. Objetiva conhecer a
representação social que esses
adolescentes fazem de si próprios,
mediante a atual situação de risco em que
vivem, abordando o sentimento que
possuem sobre si mesmos, seus valores e
competências. Emprega metodologia
quantitativa (Escala de Auto-Estima de
Rosenberg) e qualitativa (questionário com
questões abertas). Dos resultados
quantitativos, 80% das citações referiram-
se a aspectos positivos e 98% a
características emocionais. Na parte
qualitativa, utilizou-se um instrumento de
avaliação aberto, pedindo que o
adolescente escrevesse cinco palavras que
lhe viessem à mente, por meio da técnica
da associação livre, sobre a maneira como
se vê e se sente, refletindo o auto-conceito
que tem de si. O resultado, foi ordenado,
analisado e categorizado qualitativamente
e quantitativamente. Os jovens
demonstraram uma auto-estima média
relativamente alta (30,3). A análise das
características citadas pelos adolescentes
indica, em sua maioria, dentre os 45 itens
relacionados, que 36 foram positivos
(80%). O auto-conceito mais referenciado
foi feliz, por 3 vezes, seguido de legal,
humilde, amoroso, pensativo, carinhoso,
forte, bem, atitude, amizade e paixão, que
apareceram por 2 vezes. Apesar da
situação difícil que enfrentam, indica que
os jovens do grupo têm visões muito
positivas de si próprios. Portanto, verifica-
se uma dicotomia entre a realidade
constatada e a esperada, apontando a
necessidade de investigação quanto à
percepção que esses adolescentes têm da
realidade e de si. O reconhecimento desse
processo é primordial para proporcionar
novas estratégias no campo de promoção,
prevenção e atenção dos agravos à saúde.
Bolsa: Sem Bolsa
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