A “Carta de Serviços ao Cidadão” da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP surgiu da necessidade de atendimento ao disposto no Art. 11 do Decreto Nº 6.932/2009, que determina que os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que prestam serviços diretamente ao cidadão devem elaborar e divulgar esse documento no âmbito de sua esfera de competência. A mesma tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pela Pró-Reitoria, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Resultado do esforço conjunto de todos seus servidores, a “Carta de Serviços ao Cidadão” da PROPESP detalha, para cada serviço oferecido, as seguintes informações: os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço; as etapas para processamento do serviço; a forma e o prazo máximo para a prestação do serviço; a forma de comunicação com o solicitante do serviço; e os locais e formas de acessar o serviço.

A “Carta de Serviços” é um documento em constante atualização, na medida em que novos serviços podem ser agregados enquanto outros podem ser modificados ou mesmo deixarem de ser oferecidos.

Clique nos títulos dos serviços da lista abaixo para acessar as informações detalhadas de cada um.

 

  1. Afastamento para Realização de Estágio Pós-Doutoral (Instrução Normativa Nº 04/2011)

  2. Afastamentos para Doutorados Sanduíche no exterior

  3. Afastamentos para pós-graduação de técnicos e docentes

  4. Alterações curriculares de curso Lato Sensu e Stricto Sensu

  5. Análise e emissão de parecer autorizando pesquisas que envolvam o ser humano, pela CEPAS, de acordo com a legislação vigente

  6. Análise, emissão de parecer e acompanhamento pela Comissão de Ética em Uso Animal - CEUA

  7. Apoio a empreendedores – da comunidade interna ou externa à FURG - que queiram desenvolver suas atividades de base tecnológica vinculadas à Universidade, através de incubação de empreendimentos pela INNOVATIO, ofertada aos projetos selecionados por edital público

  8. Auxílio aos processos de transferência de tecnologia

  9. Auxílio para celebração de contratos e convênios que incluam cláusulas de propriedade intelectual e de sigilo

  10. Cadastro de alunos ingressantes nos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu e Lato Sensu no Sistema de Inscrição dos cursos de Pós-Graduação (SIPOSG)

  11. Cadastro de projetos de pesquisa.

  12. Criação de curso de especialização Lato Sensu e cursos Stricto Sensu.

  13. Criação e certificação de grupos de pesquisa junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP-CNPq).

  14. Desligamentos de alunos do PPG

  15. Emissão de certificados de pós-graduação

  16. Emissão de diplomas de pós-graduação

  17. Emitir certidão de conclusão de curso de pós-graduação

  18. Formalização de convênios que envolvam projetos de pesquisa (Instrução Normativa Conjunta 04/2011)

  19. Fornecimento de ementas de disciplinas, para discentes de curso Lato Sensu, Residência e Stricto Sensu

  20. Fornecimento de históricos

  21. Gerenciamento das bolsas institucionais de iniciação científica e das bolsas de iniciação tecnológica e inovação.

  22. Implementação e acompanhamento dos alunos no programa de bolsas CAPES dos cursos Stricto Sensu e dos pós-doutorandos

  23. Informação do andamento do processo de emissão de diplomas e certificados de pós-graduação

  24. Orientação ao inventor independente

  25. Proporcionar aos usuários de diversas áreas da ciência, o desenvolvimento de pesquisas utilizando as técnicas de microscopia eletrônica, microscopia confocal, difratometria de raios-X e homogeneizador de alta pressão.

  26. Proteção da propriedade intelectual da Universidade

  27. Registro de Concessão de créditos para alunos no PPG.

  28. Registro de Dispensa de disciplinas para alunos de PPG.

  29. Revalidação de diploma de pós-graduação realizado no exterior através da Universidade

  30. Solicitação de diárias e passagens no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

  31. Suporte à Plataforma Sucupira – CAPES

  32. Trancamento e cancelamento de matrícula das disciplinas